sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cheiro de Naftalina

No último mês li um post sensacional no blog do Marcos Botelho (Socorro! Eu entrei no Twitter). Mais do que anunciar sua estréia nessa nova ferramenta do mundo virtual, aquele post fazia uma crítica muito interessante a uma postura comum entre as pessoas: a tentativa de viver o presente com as ferramentas do passado. Eu sei que muita coisa permanece com caráter inalterável. Contudo, parece-me um tanto quanto incoerente justificar os erros do presente com o abandono das práticas passadas.
"No meu tempo não era assim!", "Se você vivesse em minha época...", "Se dava certo antigamente tem que dar certo hoje!". Frases como essas ecoam no discurso dos que amam o cheiro de naftalina. Todavia, como Marcos bem destaca em seu post, aquela época "não era melhor nem pior. Era apenas diferente". Você tem alguma dúvida de que os que - hoje - dizem estas coisas ouviram - ontem - exatamente as mesmas frases?
Parece-me que a paixão pela naftalina é a maneira mais fácil de fugir dos novos desafios que se apresentam. Recorrer aos métodos passados é mais fácil do que construir as ferramentas presentes. Entretanto, essa atitude não é muito honesta. Os dias são outros e, por mais que os princípios e valores devam ser conservados, a forma como lidamos com essa nova realidade precisa ser repensada.
Aceitemos ou não, nosso mundo não é o de nossos pais ou avós. Apesar de termos nascido (a maior parte da atual sociedade mundial) no século XX, vivemos no século XXI. E, definitivamente, por mais importante que seja o passado, ele não responderá as perguntas do presente. Acredite! O cheiro de naftalina não resolverá nossos problemas!

2 comentários:

Teka Cristo disse...

Caraca Dani, amei esse post!
Tô lendo um livo do Olgalvaro Junior que fala exatamente sobre isso! O nome do livro é "A revolução do pensamento. Como viver a verdade absoluta em um mundo de constantes mudanças." O livro é genial e fala muito sobre esse tema.

Bem, como você pode ver sou leitora cativa do seu blog hahaaaha
Sério, vc tem sido usado por Deus também através do seu blog, pode crer nisso.

Bjokas.
=D

Daniel Leite Guanaes disse...

Teka, que bom que tem gostado! Comente sempre que quiser! Fique com Deus
Daniel