segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sobre a Confiança

Confiança é uma palavra rara em uma sociedade onde as relações são cada vez mais superficiais. Por saber que os relacionamentos podem não durar muito tempo, muitas pessoas já entram nos mesmos deixando clara sua dificuldade de confiar naquele com quem inicia algum tipo de vínculo.

A realidade do pecado na vida de uma pessoa faz com que ela dificilmente perceba, em si, erros que com facilidade percebe nos outros. Neste sentido, uma conseqüência da queda na raça humana é a capacidade do homem projetar nos semelhantes suas fraquezas e limitações.

Porque não confiamos totalmente? De onde vem nossa dificuldade de darmos total crédito naquilo que o outro afirma? Certamente esta dificuldade advém do fato de que sabemos quem somos. Conhecemos nossa natureza; temos ciência de que não somos plenamente confiáveis. Em conseqüência deste fato, torna-se difícil, para nós, confiar no outro, pois imaginamos que, se não somos dignos de total confiança, ele também não é.

Esta dificuldade do homem em confiar no outro tem trazido alguns reflexos na relação que o mesmo desenvolve com Deus. Por mais que saibamos que Deus é Deus, o pecado que habita em nós faz com que, vez por outra, nos esqueçamos de quem é aquele a quem servimos.

Foi por esta razão que o salmista, certa ocasião, desafiou o povo a confiar em Deus em todo o tempo. De fato, estamos corretos quando falamos que o outro, à nossa semelhança, falha em ser passível de toda confiança. Somos falhos. Erramos. Nossos compromissos nem sempre são honrados por nós. Deus, todavia, não é assim.

Relacionar-se com Deus é entrar em uma aliança inviolável, pela capacidade que Ele tem de garantir a segurança da mesma. “Por que devemos confiar em Deus?”, alguns perguntariam. Eis algumas razões: Ele não é marcado pelo pecado, como nós somos; Ele é imutável; Seu compromisso com a verdade e com a fidelidade é inerente ao seu ser; Ele é aquele que estabelece a ordem de todas as coisas e que sabe exatamente o que faz.

Confiar em Deus não é apenas mais uma opção; é a única solução para quem deseja viver cada dia de uma vez, descansando e certo de que aquele que criou o universo conhece minha vida e sabe exatamente do que eu preciso. "Confiai nele, ó povo, em todo tempo. Deus é o nosso refúgio".

6 comentários:

Anônimo disse...

Daniel,
como sempre você é brilhante em seus argumentos e consegue ver o que ninguem vê quando esta pregando!
Deus te abençõe !
Abraços
Felipe Bacelar

Daniel Leite Guanaes disse...

Ae, Felipe! Conseguiu postar! rs
Maravilha, hein. Valeu pelo comentário! Deus te abençoe.
Daniel

Teka Cristo disse...

Dani, acho que uma das grande dificuldade de acreditar nas pessoas não é somente o fato de nos vermos nelas, mas a lembrança de tantas outras vezes que a confiança dada foi traída. Acredito que nós somos reflexo do que ocorre em nossas vidas, na minha pelo menos é assim.
A minha desconfiança é embasada em muitos episódios de traição da confiança depositada.
Hoje posso dizer que confio, 100%, apenas em Deus. Ele nunca disse que seria fácil, nunca mentil e quando tudo fica difícil Ele ainda assim está lá para nos erguer. Confio Nele porque me mostrou que é meu melhor amigo, Aquele que não me deixa e que nunca mente ou omite, o único em que posso confiar sem medo.
"Jesus, You are my best friend and You will always be. Nothing will ever change that" Hillsong United

Daniel Leite Guanaes disse...

Pois é, Teka. É verdade o que você disse. A confiança traída faz com que a gente a deposite em menor proporção na segunda, terceira e demais vezes em que é requerida.
É verdade que Deus é aquele em quem podemos confiar 100%. E o desafio da vida é fazer com que nossa credibilidade se pareça cada vez mais com a dele. Foi o que disse Jesus quando falou: "Seja o seu sim, sim; não, não". Big challenge.
Keep listening to Hillsong United. Great songs with amazing words!

Anônimo disse...

Ohhh... it's so nice this! I gonna talk just in english by now with you, people!

Filipe Borges

Daniel Leite Guanaes disse...

Ok, Filipe. It's up to you. Let me just correct something. You should have written: "I AM gonna talk..."

But ok. You're learning! hahahahah
Abc