sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Uma profissão de verdade

Foi essa semana que ouvi alguém dizer a um pastor: "mas você não tem uma profissão de verdade?". Confesso que, ao mesmo tempo, me indignei e me diverti. Interessante ver como persiste a ignorância quanto ao ministério pastoral. Ainda tem gente que acha que pastor só trabalha - ou nem mesmo isso - no domingo.
É bem verdade que há pastores e pastores - como em qualquer outra profissão. Sim, entendo o ministério pastoral como uma profissão, posto que há salário, contrato, férias, etc. Uma profissão para a qual - como para muitas outras - a vocação se faz ultra necessária. Ainda assim, uma profissão.
E como dá trabalho essa profissão. Como um médico, a qualquer momento seu telefone pode tocar; como um professor, exige-se dele uma didática acima da média; tal qual um psicólogo, preocupa-se com aquele pedaço de nós que, ainda que invisível, é mais do que real; como um poeta, espera-se beleza e lirismo em suas palavras. É um pouco de tudo, ainda que às vezes seja reduzido a nada.
Mesmo assim, eu sei, ainda vai ter gente achando que pastores não trabalham de verdade. Fazer o quê? Nessas horas deixo Freud falar por mim. Pois, a meu ver, esse é o típico discurso de uma frustração transferida. E como eu amo minha profissão, sendo ela de verdade ou não, todo dia volto pra casa agradecendo a Deus por ter assinado minha carteira como pastor.

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso, mesmo, Daniel: se soubessem
que profissão, no caso, é uma ocupação especializada que, além do
pendor/chamamento, supõe e requer determinado preparo,essa ignorância
quanto à função pastoral,ministério
sagrado, talvez fosse minimizada.
A cada dia mais, me alegro com sua
admirável capacidade em abordar temas próprios de sua profissão,com
conhecimento, beleza e lirismo.
Certo, é opinião de pai. E um pai muito orgulhoso do filho pastor.
Beijo na Denise. Ah!, feliz também,
e muito, pela carteira de trabalho
assinada como pastor. Valmy.

Rapha disse...

oii Dani, me dá o seu e-mail ? E dá uma olhada : OOOOOOOOLHA : http://www.gospeljovens.net/anti_cristo.htm