segunda-feira, 20 de agosto de 2012

É Vocação

Preocupados, sugeriram ao pastor 'não ouvir com o coração'. Com vontade de rir, mas respeitando aqueles que tão sem sentido [ainda que visando unicamente sua proteção] conselho davam, dizia a si mesmo: 

- Mas com que outro órgão, senão com o coração, um pastor poderia ouvir?

Parece que pensam que o ministério pastoral é ambiente de proteção. Erram em cheio! Em poucas atividades homens ficam tão expostos como no exercício do sagrado ministério. Sim! Pois pastorear é levar o coração na mão, emprestando-o a quem dele precisa, e deixando que Cristo trabalhe - a partir do seu coração - na vida do outro e - a partir do coração do outro - em sua vida.

Num ímpeto de auto-preservação, respondeu aos que tão somente tentavam protegê-lo:

- Tirem-me o coração, e serão responsáveis por arrancar junto minha vocação. 

Eles não entendiam. E não tinha como entender. Só vê beleza em se envolver com a [muitas vezes feia] vida do próximo quem ouviu de Cristo "apascenta as minhas ovelhas".

O ministério pastoral deve ser uma tortura para quem não foi vocacionado. Não àquele pastor! Ele sabia que seu chamado era deixar que as feridas dos outros dilacerassem o seu coração. Não como atitude de auto-punição, ou por qualquer tipo de prazer pelo sofrimento. Longe disso! Ele tão somente sabia que a seu tempo Deus cicatrizaria as feridas que, direta ou indiretamente, atingiram seu coração, bem como as daquele que dele precisou.

Até hoje não sabe se eles entenderam aquela conversa. Ao menos passaram a respeitar sua 'louca' atitude de sair por aí com o coração na mão, colocando-o em cima da mesa sempre que necessário, a fim de escutar direito o que de bom ou ruim os outros tinham a dizer.

Vai entender! Ou não. É vocação.

Um comentário:

Marilia Lessa disse...

Glorifico a Deus por sua vida,pois sempre atencioso e com o coração aberto pra receber ,com tanto amor e sabedoria,até mesmo ovelhas vinda de outros pastos; e isso tudo,olhando nos olhos e nos passando uma firmeza,segurança e confiança em td que está dizendo!
Isso sim é dom de Deus!
Sim é vocação!
Muitos pensam que a tem,mas não sabe que é privilégio de poucos!
Que o Senhor Jesus,continue te abençoando,guardando e conduzindo nesse Ministério,onde muitos tem sido chamados,mas poucos tem dado ouvido e vivido,da forma que
Deus o chamou pra servi-lo!